"Seja a mudança que você deseja ver no mundo." - Mahatma Gandhi

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

SOPA, PIPA, ACTA: As leis que prometem matar a Internet

ÚLTIMA HORA: Megaupload disponível em novo site.
                               Grupo Anonymous divulga lista de todo o material da Sony.
                               O projecto-lei ACTA prestes a ser ratificado na Europa?

 

Caso tudo corre-se como planeado, os projectos-lei SOPA e PIPA seriam aprovados amanhã (24 de Janeiro). Mas, felizmente gerou-se um protesto global por toda a web. Wikipedia, Google, Facebook, Amazon, YouTube, E-Bay foram apenas algumas das empresas que engrossaram o protesto a favor de uma "Internet livre". Mas no dia seguinte a este protesto generalizado, o FBI encerrou o Megaupload, o que gerou ainda mais protestos. O grupo de ciberactivistas, Anonymous, expressou imediatamente o seu descontentamento, atacando os sites do FBI, da Universal Studios, etc. Com todo este descontentamento universal, o Congresso dos Estado Unidos da América decidiu adiar a votação destas duas prospastas de lei.

O que são a SOPA e a PIPA?
Muito resumidamente, a Stop Online Piracy Act consiste basicamente em combater a pirataria de filmes, musicas, entre outros conteúdos, que estejam protegidos por direitos de autor. Esta lei antipirataria amplia as formas que os detentores dos direitos de autor têm para processar um site ou uma instituição que forneça de forma ilegal esses conteúdos. Por outro lado, o PROTECT IP Act, torna possível, aos Estados Unidos da América, apagarem qualquer site "relacionado com pirataria", que esteja hospedado em qualquer parte do mundo.

Pois muito bem, eu penso, que estas leis servem apenas para censurar a Internet, talvez o último meio de comunicação livre existente. Estas leis são apenas o primeiro passo para a censura de páginas web e blogues, como este mesmo, que se atrevam a divulgar factos que desagradem às elites globais. Os Estados Unidos apenas querem fazer o mesmo que acontece na China, por exemplo, onde a net é censurada, mas de forma a que a sociedade continue a pensar que é livre! Esse é o sonho dos EUA como todos sabemos!
Relativamente ao FBI ter encerrado o Megaupload, a razão não foi só por causa de uma queixa de violação dos direitos de autor. Outro objectivo foi o de o FBI ter confiscado os dados dos utilizadores premium do Megaupload, para os vender às grandes corporações estadunidenses. Foi apenas mais uma forma das empresas obterem dados de cidadãos de todo o mundo.

Aqui está um vídeo do grupo Anonymous, sobre o que aconteceu ao Megaupload:

Os projetos-lei ainda não foram aprovados mas os sites de partilha de ficheiros Filesonic, Fileserve, Uploaded.to ja mudaram a sua política de compartilhamento de ficheiros, temendo que lhes aconteça o mesmo que ao Megaupload. Em muito poucos dias a Internet ficou a sangrar devido a todos estes acontecimentos, só nos resta continuar a lutar contra a SOPA, PIPA, ACTA para que a Internet não deixe de ser aquilo com que sempre sonhámos, um espaço dedicado à liberdade, à partilha e à informação!

0 comentários:

Enviar um comentário

Partilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More