"Seja a mudança que você deseja ver no mundo." - Mahatma Gandhi

segunda-feira, 21 de março de 2011

EUA e Alemanha desenvolvem rede de satélites espiões


Estados Unidos e Alemanha desenvolvem conjunta e secretamente, sob a cobertura de atividades comerciais, novos satélites espiões, apesar da declarada oposição dos franceses, segundo telegramas diplomáticos obtidos pelo site WikiLeaks e publicados a 3 de Janeiro pelo jornal norueguês Aftenposten.

O projeto, batizado HiROS, implica a construção de um número indeterminado de satélites de observação de alta resolução, capazes de distinguir objetos de 50 cm e de enviar as imagens à Terra muito mais rapidamente que os atuais satélites. Além disso, os equipamentos são capazes de tirar fotos infravermelhas durante a noite. O custo do projeto é de US$ 270 milhões.

Oficialmente destinado para fins ambientais civis - 70% da capacidade dos satélites seriam vendidas a entidades privadas -, o programa de fato estaria sob o controle total dos serviços secretos alemães (BND) e da agência espacial alemã (DLR).

As notas da embaixada dos EUA em Berlim, citadas pelo Aftenposten, referem-se ao período de fevereiro de 2009 a fevereiro de 2010. Nelas, pode-se observar que alguns países tentaram fazer fracassar o projeto, particularmente a França.

Mas a oposição francesa foi ignorada pelos dirigentes da Alemanha. Segundo as notas, os alemães estariam fartos de serem "manipulados pela França", cujas práticas comerciais duvidosas e políticas de subvenções ocultas eles questionam.


0 comentários:

Enviar um comentário

Partilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More